Um estudante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi afastado da Casa do Estudante (CEU) 1, que fica no centro de Santa Maria, após ter sido denunciado por assédio à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).
O caso teria acontecido na entrada da CEU 1, na madrugada do dia 10, enquanto uma aluna tentava entrar no local e o estudante teria tentado beijá-la a força. A vítima registrou um boletim da ocorrência, e a denúncia está sendo investigada pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) como importunação ofensiva ao pudor, segundo a delegada Débora Dias. Detalhes do caso não são revelados.
De acordo com o pró-reitor da Prae, Clayton Hilling, dois processos administrativos estão sendo abertos para investigar a situação. Um deles, analisado pelo Conselho de Moradia, e outro, pela Comissão de Sindicância com base no Código Disciplinar Discente no Conselho Universitário. Após a denúncia, o universitário foi realocado para a CEU 2, no campus de Camobi. Conforme o pró-reitor, no último domingo o aluno teria tentado voltar para o alojamento no centro, mas foi impedido pelos moradores.
- Nós recebemos uma nota do DCE solicitando providências da reitoria com relação a permanência dele na casa - comenta Hilling.
OUTRA DENÚNCIA
Este é o segundo caso em que um aluno que mora na Casa do Estudante é envolvido em denúncia de assédio e sofre sanção em relação ao benefício da moradia. A universidade também investiga uma denúncia de abuso sexual que teria sido cometida dentro da Casa do Estudante de Camobi em abril deste ano. O aluno investigado teve o benefício da moradia cancelado no início deste mês.